Organização

A Organização do VIII CIDESPORT é de responsabilidade da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, por meio do Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, por meio dos Programas de Pós – Graduação em Contabilidade e em Engenharia de Produção e pela Universidade de Valência – Espanha, por meio do Programa de Doutorado em Contabilidade e Finanças Corporativas.

COMISSSÃO ORGANIZADORA

·  Prof. Dr. Ademar Dutra – Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL – Brasil

·  Profa. Dra. Sandra Rolim Ensslin – Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Brasil

·  Prof. Dr. Vicente Mateo Ripoll-Feliu – Programa de Doutorado em Contabilidade da Universidade de Valência – Espanha

ADEMAR DUTRA – Florianópolis, SC, Brasil.
E-mail: [email protected] Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos e em Gestão da Qualidade e Produtividade pela UFSC, Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC (2003), Pós-Doutorado pela Universidade de Valencia – Espanha (2014). Atualmente é Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, Editor da Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios (REEN).

Professor de cursos de pós-graduação em diversas instituições de ensino. Publicou diversos artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Têm experiencia e atuação como consultor e pesquisador na área de Administração, com ênfase nos temas gestão de pessoas, avaliação de desempenho organizacional; Metodologias Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA-C) e desempenho portuário. Experiência profissional de 35 anos na Administração Pública, com foco na área de recursos humanos / gestão de pessoas, tendo exercido cargos de Direção e Gerencia. Coordenou a elaboração e implementação de Programas de Capacitação, Sistemas de Avaliação de Desempenho, Planos de Cargos e Salários em empresas privadas e órgãos públicos. Prestou consultoria ao Porto de São Francisco do Sul (SC), envolvendo a elaboração e implantação de Programa 5S, Mapeamento e gestão de processos de negócios, Indicadores e Metas Estratégias, Táticas e Operacionais (2016 a 2018).

Exerceu o cargo de Executivo de Assuntos Portuários na SCPAR (holding dos portos de São Francisco do Sul e Imbituba), período de janeiro/2019 a outubro/2020. Conselheiro do CONSAD do Porto de São Francisco do Sul no período de janeiro/2019 a outubro/2020. Coordenador Geral do CIDESPORT – Congresso Internacional de Desempenho Portuário (www.cidesport.com.br). Também promove o CIDESPORT Entrevista (https://www.youtube.com/channel/UCUlLxWqb-LmbbAcEWhymjjg)


SANDRA ROLIM ENSSLIN – Florianópolis, SC, Brasil.
E-mail: [email protected] Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas – RS (Brasil), Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Pós-Doutorado em Gestão Universitária com foco na Avaliação de Desempenho Multicritério na Universidade de Valencia – Espanha.

Atuou como Editora da Revista Contemporânea de Contabilidade – RCC. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) atuando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC/UFSC) e no Programa Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEPS/UFSC). Publicou diversos artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais.

Tem experiência e atuação como pesquisadora na área de Contabilidade e Engenharia de Produção, com ênfase em Metodologias Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA-C), avaliação de desempenho organizacional, procedimentos e métodos de pesquisa científica, Proknow_C, ativos intangíveis, capital intelectual e desempenho portuário.


VICENTE MATEO RIPOLL-FELIU – Valencia – Espanha.
E-mail: [email protected] Doctor en Ciencias Económicas y Empresariales, Profesor del Departamento de Contabilidad de la Universidad de Valencia, con más de 40 años impartiendo docencia en Contabilidad de Costes, Gestión y Directiva (control de gestión). Diplomado en Ciencias Empresariales y Planificación de Empresas, Master en Contabilidad, Auditoria Financiera y Técnicas Contables. Presidente de AICOgestión (Asociación Iberoamericana de Control de Gestión).

Director y profesor del Master de Finanzas y Control de Gestión de la Universidad de Valencia (premio Universidad-Sociedad en la edición XVI del Consejo Social de la Universidad de Valencia a la actividad formativa de postgrado y especialización). Director del Máster en SAP ERP Controlling y Business Intelligence. Planificación, Análisis y Control de Gestión. Director del grupo de investigación IMACCev (equipo valenciano de investigación en gestión estratégica de costes). Director del Congreso Iberoamericano de Contabilidad de Gestión. Miembro de la Comisión Permanente de Principios de Contabilidad de Gestión de AECA. Miembro del Grupo de Reflexión Estratégica para el impulso de la cooperación Universidad Empresa. Ha publicado más de 350 artículos en revistas nacionales y extranjeras.

Ex-Director de Investigación del Departamento de Contabilidad de la Universidad de Valencia y de la Comisión de Investigación de la Universidad de Valencia. Director de la línea de investigación “aportaciones del management accounting a la gestión estratégica de costes.

COMISSSÃO CIENTÍFICA

Coordenadora: Profa. Dra. Sandra Rolim Ensslin – Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Brasil

Avaliadores:

Dra. Clarissa Carneiro Mussi – UNISUL – Brasil

Dr. Didier Mauricio Agudelo Hernández (Universidade de Medellin) – Colômbia

Dr. Ernesto Lopez-Valeiras (Universidade de Vigo) – Espanha

Dra. Emma Castelló Taliani (Universidade de Alcalá) – Espanha

Dra. Fabrícia Silva da Rosa – UFSC – Brasil

Dr. Jacir Leonir Casagrande – UNISUL – Brasil

Dr. João Manuel Dias da Silva – ARES / Cabo Verde

Dr. Jair Albeiro Osorio Agudelo (Universidade de Antioquia) – Colômbia

Dr. Jesús Lizcano Álvarez (Universidade Autônoma de Madrid) – Espanha

Ph.D. Leonardo Ensslin – UNISUL – Brasil

Dr. Luis Ascencio – Universidad e los Andes  – Chile

Dr. Luis Fernando Gomez Montoya (Universidade de Antioquia) – Colômbia

Dr. Luis Lima Santos (Instituto Politécnico de Leiria) – Portugal

Dr. Nei Antônio Nunes – UNISUL – Brasil

Dr. Osmany Pérez Barral (Pontificia Universidade Católica de Equador) – Equador

Dr. Rogério João Lunkes – UFSC – Brasil

Dra. Rosa González Ramírez – Universidad de los Andes – Chile

Dra. Simone Sehnem – UNISUL – Brasil

Dr. Vitor Manuel Caldeirinha – ENIDH – Portugal

Dr. Vicente Mateo Ripoll Feliu – Universidade de Valência – Espanha

Inscrições

Envie seu trabalho

Área do congressista

15 de Setembro de 2021

Data limite para submissão de Artigos e Relatos.

25 de Setembro de 2021

Prazo final para divulgação dos trabalhos aprovados.

10 de Outubro de 2021

10/10/2021 Data limite para inscrição de autor e/ou coautor de trabalhos selecionados.

20 de Outubro de 2021

Divulgação da programação de apresentação dos trabalhos no site do evento.

27 de Outubro de 2021

Credenciamento e início do Congresso.